Dunas de areia

Estudo com DMT em adultos

Atualmente estamos recrutando voluntários saudáveis com experiência prévia com DMT para participação em um ensaio clínico aberto que está sendo realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN). Futuramente iremos recrutar voluntários com diagnóstico de depressão resistente ao tratamento.

Sobre a pesquisa

A N,N-Dimetiltriptamina é uma substância psicoativa produzida por animais (inclusive seres humanos) e plantas. Ela é largamente encontrada na planta conhecida como Jurema Preta, muito disponível nas vegetações do Nordeste. Tradicionalmente, ela faz parte do composto do Chá de Ayahuasca utilizada em rituais e cerimônias há muitos anos. Nos últimos anos temos estudado o uso terapêutico da Ayahuasca para tratamento de depressão resistente. Atualmente estamos com inscrições abertas para voluntários saudáveis que tenham experiência prévia com DMT (na sua forma oral como na Ayahuasca ou na sua forma Inalada) para participação em um ensaio clínico com DMT na forma inalada. O participante será acompanhado por equipe multidisciplinar durante um mês após a sessão com DMT. O objetivo desse estudo é verificar o impacto da DMT sobre atividade cerebral, na ansiedade, na qualidade de vida e em medidas fisiológicas como cortisol e fatores inflamatórios. Para isso, serão aplicados questionários, será realizada a aquisição da atividade do cérebro através de eletroencefalografia e amostras de sangue serão coletadas antes, durante e depois da administração da DMT por via inalada.

Para participar é preciso atender aos seguintes critérios:

- Ter idade entre 18 e 60 anos

- Ter experiência prévia com DMT

- Estar clinicamente saudável

- Apresentar esquema vacinal contra covid-19 completo

- Não estar gestante

- Ter disponibilidade de participar do estudo presencialmente (Natal/RN)

Se você atende a esses critérios, clique no botão abaixo e se candidate como voluntário saudável dessa pesquisa

Image by Distinct Mind
Image by Marcel Strauß

Iremos recrutar, também para esse estudo, pacientes com diagnóstico de depressão resistente ao tratamento para verificar efeitos terapêuticos da DMT. Caso você tenha esse diagnóstico clique abaixo:

 

Se você é profissional de saúde e quer indicar pacientes que possam se beneficiar da pesquisa, clique no botão abaixo.​

Image by Erik Mclean